domingo, 8 de maio de 2011

COLOCANDO A VIDA EM ORDEM

DESCANSANDO EM DEUS 
Ultimamente temos visto muitas pessoas reclamando da falta de tempo pra tudo. Tempo para se cuidar, tempo para sair, tempo para os filhos, tempo para o esposo (a), tempo para servir as pessoas a Deus... 
Mas essas pessoas também estão sempre se queixando que não sabem o que fazer com os filhos que estão cada vez mais sem limites.
A esposa se queixa do o esposo (a) que não lhe entende ou não ajuda em casa. Os amigos que se afastaram e não sobra tempo nem para falar ao telefone. 
Outro diz  que gostaria de fazer algo para ajudar alguém, mas não sabe por onde começar e se sentir muito frustrado (a), porque não se acha útil ou necessário (a) em lugar algum.
Pensando sobre isso resolvi compartilhar o que andei conversando com uma amiga e comentamos sobre o livro "o poder da mulher que ora".
Esse livro, é claro, fala sobre  a mulher que ora, mas apresenta assuntos pertinentes a toda família e  áreas da  vida. Mas, não pense que ele é a formula que  resolverá todos os seus problemas, porque vou logo adiantando que isso só em Jesus.
O que gostaria de compartilhar com você é que reclamamos da falta de tempo, mas não pedimos a Deus para ajudar-nos a administrar o nosso tempo. Por exemplo, tenho depoimentos de pais que dizem não saber o que fazer com os filhos que estão indisciplinados e sem limites. A grande queixa desses  chefes de família é que precisam trabalhar para sustentar a casa. Mas  quando eles estão com as crianças não investem em minutinhos que são preciosos para o desenvolvimento saudável e formação do caráter dos filhos.
As crianças ficam expostas a todo tipo de bobagem que passam na televisão ou que navegam na internet.
Os pais acreditam que as crianças estão protegidas, porque estão sentadas na poltrona da sala vendo TV, ou porque estão estudando ou jogando na internet, logo ali pertinho, no quarto. Nesses dois casos os adultos que trabalham demais durante a semana podem se encarregar do trabalho doméstico, enquanto as crianças estão por perto.
Eu não estou aqui pra falar mal da internet ou da TV, até porque existem várias pesquisas que comprovam a importância das novas tecnologias na aprendizagem e desenvolvimento das crianças. O que  pretendo é propor uma reflexão a respeito da administração do tempo, principalmente no que dedicamos a educação e evangelização das crianças.
Acredito que perdemos momentos de influenciá-las positivamente e os deixamos livres demais para usar recursos que eles sequer têm discernimento para escolher entre o bom e o ruim, entre o construtivo e o destrutivo.
1-  Quantos minutos diários as crianças de sua família passam vendo TV ou na internet?
2-  Quantos minutos diários as crianças de sua família passam conversando diretamente com você ou os adultos da casa?
Se a quantidade maior de tempo é depositada na resposta da primeira pergunta, você como formador do caráter do seus filhos está em desvantagem.
Há também aqueles que acreditam dedicar muito tempo aos filhos,  porque eles estão sempre perto, mas a qualidade do tempo também é importante.
Muitos pais não  falam direito com os filhos, só param para falar diretamente com eles (e olhe lá...) quando é para brigar/reclamar por algo de errado que a criança fez. Mas, nunca incentiva ou  elogia quando a criança faz algo de bom.  A verdade é que não age como amigo da criança.
Não vamos colocar os pais como vilões, mas o fato é que sem saber os educadores e influenciadores diretos que são devido à falta de tempo acabam abdicando do seu papel privilegiado e passando a responsabilidade para outros.
Os pais querem dar o melhor para os seus filhos
tudo aquilo que não tiveram. E  para isso tem que trabalhar cada vez mais, perdendo o tempo de estar com eles.


Mas esquecem que o melhor para uma criança pode ser 15 minutinhos diários com os pais, ficar sentado jogando conversar fora, escutar como foi seu dia na escola, principalmente os pais cristãos que deveriam (no mínino dedicar 15 minutinhos para) ministrar a palavra de Deus  aos pequenos.
Lembro que minha mãe fazia isso, havia um momento em nosso dia que parávamos tudo para agradecermos a Deus pelo dia e louvarmos a Ele, no que ela chamava de culto doméstico. Hoje, vejo minhas irmãs fazerem isso com seus filhos. As  crianças ficam felizes, porque podem escolher louvores e orar para agradecer as refeições ou ministrar a palavra para os adultos da casa.
Você pode estar pensado: “ ah, mas essa família deve ter algo diferente!”
Pode até ser, mas posso te garantir que nessas famílias o pai e a mãe trabalham fora e têm uma dinâmica bem agitada durante a semana. No entanto, esses pais já entenderam que é melhor que sejam eles os maiores e mais importantes influenciadores no lar
E você? Quem é a pessoa de maior  influencia para seus filhos?!!!
Se você deseja ser o influenciador direto na sua família invista no tempo. Ore para que Deus o ajude a administrar o seu dia-a-dia, para que o ajude a ser referencia para sua  família.
Mas, com as mudanças que tem ocorrido na sociedade, principalmente no mercado de trabalho, o que tem ocasionado uma mudança cada vez maior  na dinâmica familiar, os chefes da casa precisam ficar atentos para não se perderem em meio às tarefas.
Você só conseguirá ter sucesso se sua prioridade for:ter uma família e uma vida alinhada 
a palavra e a vontade de Deus.
Porque a bíblia diz: Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam; (...) Inútil vos será levantar de madrugada , repousar tarde, comer o pão que penosamente granjeaste; aos seus amados ele o dá enquanto dormem. 
( Salmo 127:1-2)
  

Então calma! 
 Peça ao Espirito Santo para orientá-lo (a) para que você não viva uma "vida louca", preocupado apenas em trabalhar... trabalhar... Esquecendo que sua familia é sua maior riqueza. No capitulo 3 do Salmo 127 a biblia diz que os filhos são herança do Senhor. 
Invista nesse tesouro que Deus lhe confiou!
Postado por: Iandra Lopes
Fonte: .   O Poder da Mulher que Ora (2010)  - Stormie Omartian
Imagens: Google

Um comentário:

  1. É isso amiga!!! a palavra é: invista,Influencie,sua familia é sua maior riqueza. Agradeço ao nosso DEUS por nos dar mães influenciadoras, sábias no SENHOR.

    CLAU(CLAUDIANA)

    ResponderExcluir